Sintomas da Endometriose
- Josemeire Bonfim

- 28 de fev. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 1 de mar. de 2023
Vamos falar sobre os sintomas da endometriose? Nos outros post já expliquei um pouco mais sobre essa doença, vale a pena procurar aqui.

Os sintomas da endometriose variam de mulher para mulher e podem incluir cólicas menstruais intensas, dor pélvica crônica, dor durante a relação sexual, sangramento abundante na menstruação, ou até mesmo irregular, fadiga e infertilidade.
Como falei, os sintomas são variáveis, assim como a sua localização também. Ou seja, os sintomas estão muito relacionados ao local, tamanho/ extensão e quantidade dos focos da endometriose.
Por exemplo, pacientes que tem um foco na bexiga, poderá ter queixas urinarias de ir toda hora no banheiro, ou quem tem no intestino, poderá ter sintomas de dor, dificuldade na evacuação. E quanto mais focos, talvez, mais desconfortos.
Os sintomas podem se agravar com piora do estilo de vida, alimentação ruim, falta de prática de atividade física. A endometriose é multifatorial, então é precioso olhar para um todo.
Esses sintomas variam de intensidade, temos endometriose profunda e superficial, assim, tem mulheres com o diagnóstico e não apresenta muitas queixas, dor, já outras apresentam dores tão intensas que precisam ir para emergência ou usar analgésicos muitos fortes, principalmente no período pré e menstrual.
E o impacto vai muito além da saúde física, mexe com o emocional, com a vida social, amorosa e no trabalho.
Muitas mulheres demoram anos para receber um diagnóstico preciso, o que pode agravar os sintomas e comprometer a qualidade de vida. A endometriose afeta milhões de mulheres em todo o mundo e é uma das causas mais comuns de dor pélvica crônica e infertilidade.
Clique aqui e siba como ter qualidade de vida, mesmo com endometriose.



Comentários