O que é Endometriose
- Josemeire Bonfim
- 28 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de mar. de 2023
A endometriose é uma doença ginecológica crônica e inflamatória que atinge milhares de mulheres em todo o mundo.

Ela é caracterizada pela presença do tecido endometrial (tecido que reveste o interior do útero e que também é descamado na menstruação) fora do útero, podendo afetar órgãos pélvico, como ovários, intestino e bexiga ou até mesmo pode ser encontrada fora da cavidade pélvica. Esses tecidos se comportam como se estivessem no interior do útero, ou seja, estão sob efeito dos hormônios reprodutores e também se contraem no período menstrual. Desta forma, pode causar sintomas como dor pélvica, cólicas intensas, sangramento abundantes, infertilidade e dificuldade para engravidar. Mas sabemos que nem todas as mulheres apresentam os sintomas clássicos, de dor, que muitas vezes são incapacitantes.
No Brasil, a endometriose é uma doença muito comum, afetando cerca de 6 milhões de mulheres, segundo a Associação Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva (SBE). Infelizmente, a endometriose ainda é subdiagnosticada e muitas mulheres sofrem anos com os sintomas antes de receberem o diagnóstico correto.
Dados do Ministério da Saúde indicam que cerca de 15% das mulheres em idade reprodutiva no Brasil têm endometriose. Além disso, estima-se que a doença seja a causa de 30% a 50% dos casos de infertilidade feminina.
A endometriose ainda é uma doença cercada de tabus, preconceitos e seus sintomas muitas vezes minimizados, o que dificulta o diagnóstico e o tratamento adequados. Por isso, é importante que as mulheres conheçam o seu próprio corpo e fiquem atentas aos sintomas, buscando ajuda qualificada sempre que necessário. O diagnóstico precoce é fundamental para um tratamento efetivo da endometriose e para evitar complicações como a infertilidade.
Clique aqui e siba como ter qualidade de vida, mesmo com endometriose.
Comments